Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

RAÍZES EM MOVIMENTO



EM BREVE, IREMOS PRODUZIR TRABALHOS COM OS MENINOS DO  RAÍZES EM MOVIMENTO. O RAÍZES É UM GRUPO DE GRAFITE QUE DESENVOLVE UM FORTE TRABALHO SOCIAL JUNTO À COMUNIDADE  DO COMPLEXO DO ALEMÃO.

O DESEJO DA ESCOLA JÁ ERA ANTIGO DE DESENVOLVER GRAFITES  COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E POR ESSE MOTIVO ESTAMOS CONVIDANDO O GRUPO PARA COMEÇAR A DISCUTIR NOVAS PROPOSTAS DE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS E COM O ESPAÇO  FÍSICO.



A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.


Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
 Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
• Tag: é a assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com

HISTÓRICO:

O Grupo Sócio Cultural Raízes em Movimento surgiu em outubro de 2001, no Complexo do Alemão – Região da Leopoldina, Zona Norte do Rio de Janeiro, a partir de um grupo formado por jovens e universitários moradores da área ou envolvidos em trabalhos sociais na região.
Inicialmente o grupo contabilizou as potencialidades e recursos existentes – materiais, humanos e articulações – para traçar as primeiras estratégias de atuação. As primeiras atuações do grupo foram: trabalhar a questão ambiental, promover atividades esportivas e ações para a educação e cultura, além da capacitação constante de seus integrantes para o fortalecimento institucional.


GRAFITE - NOVA YORK - http://www.keithharing.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário